Paracetamol (analgésico e antitérmico)
A superdosagem aguda pode causar necrose hepática, dose dependente, potencialmente fatal. Associado a antiinflamatórios não esteróides pode potencializar os efeitos terapêuticos, bem como os tóxicos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTRVgQXSJgYbTmKhsI_Sq-zS2ba2tIA90uZw4qdXUq5ZpW4f5QQ-xf1PQ-OAzKiaDKFFBPex4p2r63Rcuteb33MeoWzLp_D5GMpILgOB25-1EPov1Wf4AloRsO_k2h8QlSDfOwGKYkpqs/s320/ht2tylenol-paracetamol3.jpg)
Dipirona sódica (analgésico e antitérmico)
As reações mais comuns são as de hipersensibilidade, que podem chegar a produzir transtornos hematológicos por mecanismos imunológicos, tais como a agranulocitose. A agranulocitose, a leucopenia e a trombocitopenia são pouco freqüentes, porém apresentam gravidade o suficiente para serem levadas em consideração.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgo-GIO95gf0ONEuRP3hKvWXlLmuKPDgJCv6r8gjZPAsh0qkO0ttg8QBjF8Wbc5m5en45SDeoVyR5lKBx_baMOPMTTWHtRzBTduI_rVygSYpW5bgdDA83USYlvx3a-n5NvBwcjnmYrn-OM/s320/dipirona.gif)
Ácido acetilsalicílico (AAS - analgésico e antiinflamatório)
Náuseas, vômitos, diarréia, epigastralgia, gastrite, exacerbação de úlcera péptica, hemorragia gástrica, exantema, urticárias, enjôos, acúfenos. O uso prolongado e em dose excessiva pode predispor a nefrotoxicidade. Pode induzir broncoespasmos em pacientes com asma, alergias e pólipos nasais.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgfVkPkhSS3OFJqPUmgrz9_dHRWT6YMQ08lBXu5r5ISg9gRzLQ1Rwi7XxOLNlK2wrquwiQO_2nAQh5Gzt9dUMZ34JfX_XoYJwPoDP1_Zjmm9E6tmet5QuMKps7zzv4lqd5YD7P-B9HK9Ac/s320/fotop_28409_3.jpg)
Cuidados com o uso de medicamentos:
- Evite recomendações de vizinhos, amigos, parentes ou mesmo de balconistas de farmácias ou drogarias. Não confunda o balconista da farmácia com o farmacêutico.
- Na consulta, informe ao médico se você já utiliza algum medicamento e se faz uso freqüente de bebidas alcoólicas.
- No momento de adquirir medicamentos de venda livre, produtos considerados de baixo risco para tratar males menores e recorrentes, como dor de cabeça, procure orientações do farmacêutico. Esse profissional também tem um importante papel para o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária. Ele deve notificar às autoridades de saúde sobre a ocorrência de qualquer efeito adverso não esperado pelo uso de medicamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário