quinta-feira, 27 de maio de 2010

Dicas Importantes

Diante de tantas notícias alarmantes referentes a medicamentos, recomenda-se cautela e:

- Não abandone o tratamento sem conversar com um médico. Nem substitua produtos sem conferir com um especialisata o que você necessita.

- Remédios devem ser consumidos sob orientação médica. Não se automedique. O paciente tem de entender por que recebeu aquela receita e como usar o produto.

- Durante a consulta, esclareça todas as questões com o médico, especialmente se for aderir a algo novo. É preciso falar de tudo, inclusive do estilo de vida e de hábitos (se toma outros medicamentos, se consome bebida alcoólica, fuma o usa drogas, por exemplo)

- Lembre-se que não existe medicamento que sirva para todos. Portanto, não incorpore o que e adotado por um familiar ou conhecido. O que é bom para alguém, nem sempre é o ideal para você.

- Não descarte uma terapia só porque ela é antiga. Às vezes, a substância é o que basta para tratar o problema. Além disso, os remédios mais recentes não foram tão testados quanto os que estão há muitos anos no mercado.

- Na farmácia, se estiver com dúvidas, procure o farmacêutico. O trabalho do balconista é oferecer as alternativas com a formulação indicada pelo médico. Cheque a data de validade e se há lacre de segurança na caixa (prova de que não houve violação).

- Leve em conta que riscos sempre existem. Não há teste clínico que compreenda a heterogeneidade de reações do organismo humano. Um medicamento aprovado é seguro, porém isso não quer dizer que ele está livre de efeitos inesperados. Leia a bula com atenção. Relate possíveis problemas associados ao remédios para o especialista que o receitou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário