quinta-feira, 27 de maio de 2010

O descarte correto de medicamentos pode evitar a automedicação


Remédios são essenciais para resolver os problemas de saúde, mas depois que a enfermidade passou, normalmente sobram comprimidos nas caixas, xarope nos vidro e até ampolas de injeção. Tudo isso fica guardado nos armários até perder a validade. E o que fazemos com eles, então? Não há outra alternativa do que jogá-los fora, mas resíduos de medicamentos podem contaminar o solo e a água quando descartados no lixo ou na rede de esgoto comum. O problema é que boa parte da população não sabe disso e, pior, não há postos de recolhimento.

Segundo Luiz Carlos da Fonseca e Silva, médico e especialista em Vigilância Sanitária da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o consumidor não pode devolver os remédios para as drogarias e farmácias, a exemplo do que fazem os proprietários de celular nas lojas do ramo. “As drogarias e farmácias não têm obrigação legal para aceitá-los e, além disso, haveria risco de comercialização indevida do produto”, afirma.

É necessário que a comunidade entenda a maneira correta de armazenamento e descarte dos medicamentos. As caixas e as bulas não têm problema jogar no lixo comum, agora os comprimidos e xaropes, por exemplo, não podem ir para o aterro sanitário, pois podem causar danos ambientais ou serem utilizados por outra pessoa. De acordo com o IBGE, apenas 12,5% dos municípios brasileiros têm aterro sanitário. O restante tem os chamados lixões, o que é muito mais perigoso para a população.

A maneira correta de estar fazendo esse descarte seria procurando a COVISA, ANVISA ou Vigilância Sanitária do município para que os medicamentos vencidos sejam recolhidos e insinerados.

Conclusão: o problema existe, é grave, mas pouco está sendo feito para solucioná-lo. Enquanto isso, a população continua jogando fora os remédios de forma inadequada, e, sem saber, colocando em risco a sua própria saúde. Possivelmente, o primeiro passo para resolver a questão seja divulgar cada vez mais as conseqüências do descarte incorreto de medicamentos para que as pessoas comecem a pressionar as autoridades por um ação rápida e eficaz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário