quinta-feira, 27 de maio de 2010

Motivos que levam à automedicação

Vários são os motivos que levam a automedicação. A superlotação de postos e hospitais tornam o atendimento público demorado e, deste modo faz com que as pessoas, procurem o ‘caminho mais fácil’, a farmácia ou o armário de casa. Onde não é preciso esperar na fila.

Muitas pessoas, principalmente os jovens, pensam que os medicamentos são sempre inofensivos. Alguns medicamentos com uso simultêneo do álcool podem causar sintomas desde irritações na pele (urticárias) até amnésia (esquecimento) ou até mesmo levar ao coma; o uso inadequado de alguns princípios ativos são utilizados para fins abortivos sem qualquer tipo de assistência o que pode levar a consequências graves, chegando até o óbito; o AASS, popularmente conhecido, pode levar a graves hemorragias se associados a alguns medicamentos ou até mesmo a um estado patológico do paciente.

A propaganda desenfreada e massiva de determinados medicamentos contrasta com as tímidas campanhas que tentam esclarecer os perigos da automedicação. E, além disso, a maioria das propagandas de medicamentos não anuncia claramente as contra-indicações. A mídia televisiva e vários outros meios de comunicação e propaganda como o rádio ou "outdoors" insistem com seus apelos a estimular a todos a adotar tal postura. Há estimativas de que um terço dos rendimentos da indústria farmacêutica é aplicado em publicidade, o dobro do que é empregado em pesquisa. A frase utilizada na propaganda ‘Ao persistirem os sintomas procure o seu médico’ induz a automedicação já que aconselha ir ao médico somente após se fazer uso do medicamento. Hoje já é diferente quando diz pra procurar o médico ou o farmacêutico, isso porque alguns medicamentos são livres de prescrioção médica. Mas não são livres de orientação.

Pode-se citar mais motivos que contribuem para que as pessoas se automediquem:

- a facilidade de aquisição de medicamentos nas farmácias públicas ou privadas sem a devida indicação medica;

- repetição de conduta anterior;

- a carência da população ao acesso a assistência farmacêutica adequada;

- até mesmo venda em estabelecimento não apropriado (bares e mercado); e

- comportamento cultural em que se acredita que um determinado medicamento pode ser adequado a qualquer indivíduo, ou seja, uso de medicamento por indicação de um amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário