quinta-feira, 27 de maio de 2010

O que é automedicação



Automedicação é a administração de medicamentos sem orientação ou prescrição médica. No Brasil, ela é bastante comum. Não é raro encontrar alguém utilizando o mesmo remédio que o irmão ou vizinho tomou em caso de gastrite, hipertensão, tratamento da obesidade.

Atribui-se ao baixo poder aquisitivo da população brasileira a existência de grande quantidade de pessoas se automedicando. Sem condições financeiras de adiquirir um plano de saúde ou procurar um médico "particular", encurralado pela morosidade e ineficiência do sistema de saúde, que provavelmente não resolverá seu problema em tempo hábil, o doente parte para o uso de medicamentos indicados por leigos.

Porém, o baixo poder aquisitivo da população não explica, por si só, o fenômeno da automedicação já que ela ocorre também nas camadas mais privilegiadas. Portanto, é necessário alertar a todos que a administração de medicamentos errados, ou até perigosos, e ainda em dosagens inadequadas pode causar conseqüências trágicas que vão desde a indução à dependência até a intoxicação.

No Brasil, a intoxicação por medicamentos é bastante comum: Dados do Centro de Assistência Toxicológica (CEATOX) da Universidade de São Paulo (USP) apontam que dos 3211 casos de intoxicação registrados em 1998, 40% foram provocados por medicamentos. É importante lembrar: todo medicamento é uma droga e tem efeitos colaterais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário